Receitas novas e simples para todos os gosto


PURÊ DE MACAXEIRA (MANDIOCA, AIPIM)FotoHoje venho com uma receita  básica, Purê de Macaxeira (aipim, mandioca). Ele é um ótimo acompanhamento para qualquer carne assada ou para qualquer carne ensopada, guisada. Mas, eu acho que ele nasceu para ser o acompanhamento perfeito para carne do sol e charque (opinião nada tendenciosa de uma nordestina, rs).

Se você quiser dar uma pesquisada aqui no blog, tem todas essas receitas de carnes. Ainda não sabe como pesquisar aqui? Muito simples, lá em cima, do lado direito do blog tem uma caixinha onde está escrito “Pesquise no blog”, daí é só colocar o nome do ingrediente ou da receita que você está procurando e clique no desenho da lupa que tem do lado, viu que é fácil?
Esse purê é facílimo de fazer e varia o purê de batata que todo mundo faz. Fora que ainda dá para você reaproveitar o aipim (macaxeira, mandioca) que você cozinhou para comer e sobrou.
Bem, veja como eu faço:

RECEITA DE PURÊ DE MACAXEIRA (AIPIM/MANDIOCA)

Ingredientes (5 porções)
3 xícaras (de chá) de macaxeira cozida (aipim/mandioca)
1 e 1/2 xícara (de chá) de leite morno
2 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina
Sal a gosto
Modo de Preparo
Cozinhe a macaxeira (aipim/mandioca) até ficar macia. Se você não souber cozinhar clique no link que tem logo abaixo da montagem de fotos.
Depois corte ao meio e retire a fibra que tem no meio da macaxeira e jogue fora. Corte em pedaços pequenos e amasse com um garfo, ou passe no espremedor de batatas ou faça como eu, bata no liquidificador com o leite.
Eu coloco um pouco do leite morno no liquidificador com o sal e bato com alguns pedaços da macaxeira, coloco na panela e faço tudo de novo até acabar todos os ingredientes. Faço isso aos poucos porque a macaxeira é muito pesada e força o liquidificador na hora de bater, ainda mais porque você não coloca tanto leite, senão ele fica líquido demais.
Depois da macaxeira toda batida (ou amassada) coloque na panela, acrescente a manteiga e volte ao fogo, mexendo até ferver. Prontinho, agora é só servir enquanto estiver quente.Pure de macaxeira

COMO COZINHAR MACAXEIRA (AIPIM OU MANDIOCA)Como+cozinhar+macaxeira+(6)Macaxeira, aipim ou mandioca são alguns dos nomes pelo qual essa raiz tão brasileira é conhecida. Eu nasci na Bahia, lá chamávamos aipim, depois morei no interior de São Paulo e lá é chamada de mandioca e agora que moro em Pernambuco chamamos macaxeira.

Sempre faço receitas usando macaxeira e quando publico sempre tem alguém me perguntando como cozinhar a macaxeira, então hoje vou mostrar como faço. Eu sei que no Brasil inteiro se come macaxeira, mas como aqui no Nordeste acho que nenhum lugar se compara. Aqui comemos no café da manhã, no almoço e no jantar. Comemos doce, quando fazemos bolos, etc…, comemos cozida com manteiga, comemos frita, usamos como base em algumas receitas, ou seja o céu é o limite, hehehe.
Cozinhar macaxeira não tem segredo. É só colocar tudo no fogo com água e pronto. Mas, o problema é que o tempo pode variar muito. Você pode ter comprado uma macaxeira bem novinha que em 20 minutos vai estar pronta, ou pode ter uma raiz mais velha que vai demorar muito mais para ficar pronta. Mas, vamos começar pelo começo e ver como fiz:

COMO COZINHAR MACAXEIRA (AIPIM OU MANDIOCA)

  1. Escolha uma macaxeira nova, com a polpa bem branca, se tiver manchas na polpa não compre, ela não vai cozinhar nem por decreto.
  2. Se não souber escolher a macaxeira peça ajuda ao feirante ou compre ela descascada, assim você vê se a polpa está bem branquinha.
  3. Corte em pedaços grandes e lave bem para retirar toda a terra.
  4. Faça um corte no sentido do comprimento, encaixe a faca e vá soltando a casca (foto 2). Lave novamente.
  5. Coloque uma panela no fogo e quando a água estiver fervendo coloque a macaxeira. Cubra a macaxeira totalmente com a água, se alguma parte ficar para fora da água ela não cozinha direito.
  6. Não feche totalmente a panela senão ela vai derramar.
  7. Depois de uns 20 minutos acrescente o sal e se precisar coloque mais água.
  8. Quando ela começar a se abrir, a água ficar mais grossa e ela ficar mole, está pronta. É só escorrer a água.Observação:
    • A minha ficou uns 30 minutos no fogo.

    PARA COZINHAR A MACAXEIRA NA PANELA DE PRESSÃO:

    É mais simples e mais rápido. Coloque a macaxeira na panela, cubra com a água. Coloque o sal e leve ao fogo. Conte 15 minutos, tire a pressão da panela e veja se está boa, senão volte ao fogo e cozinhe um pouco mais.

    PARA FAZER MACAXEIRA FRITA:

    Depois que a macaxeira estiver cozida, corte ela em pedaços. Em uma panela mais fundinha aqueça óleo e ponha os pedaços de macaxeira cozida. Quando dourar, vire do outro lado. Retire quando estiver todo dourado e escorra o óleo em um papel toalha.

    CLIQUE AQUI PARA VER OUTRAS RECEITAS COM MACAXEIRA

    Bem no comecinho do blog, lá em 2009, fiz um vídeo mostrando como comprar e conservar aipim. Tá muito ruim gente. hahaha #vergonha. Por minha filha eu já tinha deletado, kkkk. Mas, não tô nem aí. Então, se você quiser saber um pouquinho mais clica aí e assiste, mas não vale trollar:

    COMO COMPRAR E CONSERVAR O AIPIM – VÍDEO


    ACOMPANHAMENTO DE BANANA DA TERRA E BATATA                                                                     Estes dias eu estava tão sem inspiração do que fazer para acompanhar um frango assado aqui em casa e para completar não tinha muitos ingredientes. Sabe como é que fica a geladeira antes do dia de compras, né?

    Só tinha mesmo umas batatas dando sopa e duas bananas da terra, que aqui em pernambuco se chama “banana comprida” e na Bahia se chama “banana maranhão”.
    Resolvi misturar as duas e aproveitar o forno que já estava ligado para assar o frango. Ficou um bom acompanhamento. Salgadinho com o toque doce da banana, hum gosto muito desta mistura.
    Veja como eu fiz:Ingredientes
  9. 5 batatas
    2 bananas  da terra em rodelas
    Azeite de oliva extra virgem
    Flor de sal (se não tiver pode usar sal comum)
    Modo de Preparo
    Lave bem as batata e corte em rodelas ainda com casca. Coloque-as em uma panela com água e sal e leve para o fogo. Deixe cozinhar um pouco, mas não deixe ficar mole. Escorra e reserve.
    Unte um refratário com manteiga e arrume as rodelas de batata e de banana de forma alternada. Regue com uma quantia generosa de azeite e polvilhe flor de sal. Leve ao forno até dourar. Sirva quente.

    Obs: Eu deixei ficar bem douradinhas porque aqui em casa todos gostam das batatas no forno bem torradinhas, mas pode tirar antes.  

Comentários