'Terça Negra' celebra Dia da Consciência Negra com programação no Recife

Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco: Aberto ao público, evento no Pátio de São Pedro recebe grupos culturais afropernambucanos, como o Afoxé Ylê de Egbá e o Raízes de Quilombo, nesta segunda (20). Negrita MC e 8.0.8 CREW são outras atrações.Pátio de São Pedro recebe edição especial da Terça Negra (Foto: G1/Arquivo)Pátio de São Pedro, localizado na área central do Recife, recebe, na terça (21), a edição da Terça Negra em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda (20). O evento, que é aberto ao público, reúne grupos culturais afropernambucanos, como o Afoxé Ylê de Egbá, do Alto José do Pinho, e o Raízes de Quilombo, do Morro da Conceição, que comemora, na ocasião, 30 anos. O projeto Som na Rural é outro destaque da programação, que começa às 18h.
Outras atrações desta edição da Terça Negra são a Batalha da Escadaria, do coletivo Boca no Trombone, que promove duelos de rap, além do hip hop do grupo 8.0.8 CREW, formado por mulheres negras, e da Negrita MC. Comemorando três décadas de fundação, o Raízes de Quilombo foi o grupo que tocou na primeira edição da Terça Negra e também se apresenta na ocasião.
Estudantes do curso de artes cênicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) fazem uma performance no local. O “Bicha Preta” vai ser apresentado por Joeb Andrade e pelo dançarino Márcio Gomes. Joeb é aluno de teatro é responsável pela página "Desenrolando", que aborda temas como empoderamento racial e de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBTs).
A Terça Negra levanta também uma reflexão sobre a importância do Pátio de São Pedro, que, segundo a organização do evento, faz parte da memória afetiva do bairro de São José, no Centro do Recife. O papel da sociedade civil e do poder público na ocupação do espaço urbano com o objetivo de dar valor de uso é outra questão reflexiva abordada no evento.

Serviço

Terça Negra Especial #PátioVive - Em homenagem ao Dia da Consciência Negra
Terça-feira (21), a partir das 18h
Pátio de São Pedro – Bairro de São José, no Recife
Entrada gratuita

Comentários