Chuva que caiu no Grande Recife melhora o nível de barragens

Segundo o site http://g1.globo.com/pernambuco:

Segundo a Companhia de Abastecimento de Pernambuco (Compesa), em Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, houve ganho de 4%.Tapacurá, em São Lourenço da Mata, e Duas Unas, em Jaboatão, acumularam água.Barragem de Pirapama fica no Cabo de Santo Agostinho (Foto: Reprodução / TV Globo)chuva forte que provocou transtornos no Grande Recife, nos últimos dias, também permitiu a acumulação de água em barragens que abastecem a região. De acordo com a Companhia de Abastecimento de Pernambuco (Compesa), em Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, houve ganho de quase 4%.

Responsável pelo abastecimento de áreas do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, o reservatório, antes das precipitações, estava com 25, 3%. Nesta sexta-feira (14), chegou a pouco mais de 29%.
Em Tapacurá, em São Lourenço da Mata, segundo a Compesa, o ganho foi menor. O resrevatório saiu de 31,2% para pouco mais de 32%. Em Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, na quarta-feira (12), o volume acumulado era de 21%. Na quinta, chegou a 29,03%. Nesta sexta, houve uma pequena perda e o reservatório registrava 28,6% da capacidade.
A Barragem de Botafogo, que está com 11% da capacidade, também foi beneficiada pela chuva. De acordo com a Compesa, não houve ganhos, mas, pelo menos, não foram registradas mais perdas.
Botafogo é responsável pelo abastecimento de áreas ao Norte do Grande Recife. Por causa da atual situação do reservatório, no início de abril, o governo de Pernambuco teve que ampliar o racionamento para quem mora, por exemplo, em Olinda.
Houve chuva também no interior. Mas as precipitações não devem alterar os problemas de abastecimento enfrentados por moradores do Agreste e Sertão. Atualmente, 33 cidades são abastecidas exclusivamente por carros-pipa.

Chuva

No Recife, na quinta, ,choveu o equivalente a dez dias, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Apenas na capital, foram registrados 97 milímetros de chuva, da média de 326 esperados para todo o mês de abril.
Em Goiana, na Mata Norte, os temporais atingiram o índice esperado para 17 dias, com 120 milímetros, maior volume do estado.
A chuva causou transtornos ao longo da manhã, com árvores caindo e ruas alagadas em diversos pontos do Grande Recife. Ao todo, segundo a Prefeitura do Recife, foram registradas 169 ocorrências.

Comentários