Os números que derrubam a ideia da eleição de Lula em 2018

São Paulo – Distante da metade do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff e sem nenhuma liderança de peso em vista, a cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) tem colocado a ideia da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva nos holofotes das eleições presidenciais de 2018.

No entanto, as pesquisas mostram que essa possibilidade pode ir por água abaixo.Os ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva© Paulo Whitaker/Reuters Os ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Na pesquisa mais recente realizada pelo Instituto Datafolha, Lula lidera (com folga) a rejeição do eleitorado brasileiro. 

Já no placar das intenções de voto, quase metade dos entrevistados afirma que não votaria em Lula de jeito nenhum. A série histórica dos levantamentos do instituto revela que a impopularidade do ex-presidente cresce desde novembro do ano passado.

Um outro levantamento, também realizado pelo Datafolha, aponta que a maioria da população acredita que o ex-presidente petista foi beneficiado por construtoras nas obras do tríplex no Guarujá (SP). 

Ainda assim, em um cenário com Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Getúlio Vargas, Lula é citado como o melhor presidente do Brasil

Na festa de 36 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), realizada no último fim de semana, Lula desafiou a oposição a lançar um candidato competitivo em 2018. “Se quiserem voltar ao poder, se preparem para 2018 e vamos disputar democraticamente”.Sua maior perda de cacife eleitoral foi no Nordeste, onde, pela primeira vez em dez anos, o potencial de voto do ex-presidente (47%) se equivale tecnicamente à sua rejeição (48%).

“Quando deixei a presidência, pensei em sair do Brasil para deixar a Dilma governar. [...] pode estar certo de que se for necessário e vocês entenderem que é necessário para a manutenção do projeto, estarei com 72 anos e tesão de 30 para ser presidente da República", emendou o petista. 

Nos gráficos, você vê alguns números que mostram que a candidatura de Lula pode não ser tão bem-vinda assim. 

rejeição a lula
Create your own infographics

Comentários