Nº de doadores de sangue cai 46% durante greve no Hemocentro de Brasília

A paralisação ocorreu de 11 a 24 de outubrohttp://static.noticiasaominuto.com.br/stockimages/1370x587/O Hemocentro de Brasília registrou quedra de 46% no número de doações de sangue durante a paralisação dos servidores, entre 11 e 24 de outubro. A Secretaria de Saúde informou que o tempo médio do processo de doação subiu de uma para três horas.

PUB

 
A reportagem do G1 divulgou que um dos fatores que desmotivou os doadores foi a baixa umidade e o recorde de calor – a temperatura atingiu 36,4 °C no dia 18 de outubro, a maior já registrada na história.

A secretaria também explicou que o sangue doado tem validade de 42 dias. Uma campanha para aumentar os estoques foi lançada pelo Hemocentro. O levantamento mostra que as doações caem até 20% no período de férias, período em que os acidentes rodoviários aumentam e fazem crescer a demanda.

"Neste ano, esperamos que a população se sensibilize e atenda ao nosso convite", disse o médico e gerente do Ciclo do Doador do Hemocentro, Rodolfo Duarte.

A reportagem também esclarece que as mulheres podem doar a cada três meses e os homens, a cada dois meses. De acordo com o médico, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos no hemocentro, mas os com fator Rh negativo, em especial do tipo O, são de extrema importância. Isso porque o portador de sangue O negativo é considerado doador universal, ou seja, pode oferecer sangue a receptores dos outros tipos (A, B e AB).

Comentários