Governador de Pernambuco Paulo Câmara propõe uma redução de 50% na carga tributaria para usinas

Enquanto o setor sucroalcooleiro registra o fechamento de aproximadamente 80 unidades no Centro Sul do país e, consequentemente, a extinção de milhares de empregos, de forma inovadora, o Governo de Pernambuco propõe uma redução de 50% na carga tributária para usinas em recuperação judicial inativas há mais de um ano e que estejam arrendadas a cooperativas de produtores de cana-de-açúcar. 
O Projeto de Lei, que prevê o benefício fiscal nas operações com Álcool Etílico Hidratado Combustível (AEHC), foi assinado pelo governador Paulo Câmara e enviado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta sexta-feira (4).
Na prática, a medida viabiliza a retomada das atividades na usina Cruangi, em Timbaúba, e o aumento na produção da Pumaty, localizada em Joaquim Nabuco, reativada no ano passado. Juntas as duas unidades estimam faturamento de R$ 100 milhões para a safra 2015 e a criação de 10 mil empregos diretos em 20 municípios produtores das Zonas da Mata Sul e Norte.
Com esse projeto, estamos dando condições aos pequenos fornecedores de manter o beneficiamento da produção aqui em Pernambuco, evitando a diminuição da rentabilidade e a comercialização para estados vizinhos como Alagoas e Paraíba.
O incentivo fiscal era uma antiga reivindicação do setor. O nosso ex-governador Eduardo Campos se comprometeu em ajudar e o governador Paulo Câmara cumpriu a promessa. Recebemos essa demanda assim que assumimos a pasta da Agricultura e, após estudos de viabilidade, iniciamos a articulação junto a secretaria da Fazenda que resultou nesse Projeto de Lei. É assim, fazendo dos desafios oportunidades, que Pernambuco segue avançando!

Comentários