Rio Dilma entrega casas construídas em terreno de antigo presídio

 
A presidenta Dilma Rousseff entregou hoje (30), no Rio de Janeiro, dois conjuntos residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida no Estácio, zona norte do Rio, batizados de Zé Keti e Ismael Silva.
Dilma entrega casas construídas em terreno de antigo presídio
Agência Brasil
Política
A presidenta destacou que o programa costuma entregar a titularidade dos imóveis para as mulheres porque em muitos casos elas são a chefe da família. "Quando o homem for o representante pela criação dos filhos será ele, mas na grande maioria das vezes a titularidade, ou seja, em nome de quem fica o imóvel, é em nome da mulher pelo fato dela representa a família", explicou.
O presídio foi construído em 1850 por dom Pedro II para ser a Casa de Correção da Corte. O Frei Caneca foi desativado em 2006 com a transferência dos presos para o Complexo de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio.
Dilma elogiou a iniciativa dos governos estadual e municipal de destinar a área para a construção dos conjuntos residenciais em vez de entregar para outras atividades diante do alto valor imobiliário do terreno. “Mesmo considerando o valor imobiliário que aqui seria obtido, tem mais valor para nós a moradia de 998 famílias”, disse a presidenta que, junto com o governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou que a parceria entre os três níveis de governo foi fundamental para a construção dos conjuntos residenciais.
O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, pediu para os novos moradores cuidarem bem dos imóveis e das áreas comuns dos conjuntos residenciais. “Não vendam, não troquem e não façam nada que não seja morar aqui em paz com harmonia e com a graça de Deus”, aconselhou.
O ministro informou ainda que cada família beneficiada hoje vai receber da Caixa Econômica Federal o cartão Minha Casa Melhor, com o qual poderão comprar eletrodomésticos e outros bens para equipar as moradias. “Procurem pechinchar, procurem o lugar mais barato, procurem com calma comprar o que vocês precisam”, pediu.
No fim da cerimônia a presidenta citou uns versos da música Alegria, de Ismael Silva: Foi-se a tristeza, veio a alegria tinha a certeza de ser feliz algum dia. “Acho que é isso que está acontecendo hoje. Vocês tem certeza que chegou o dia de ser feliz”.
No evento de hoje, Dilma voltou a anunciar que o governo deve lançar a terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida “em breve”, mas dessa vez não marcou uma data específica.

Comentários