Câmara do Recife aprova voto aberto para cassação de mandatos

Vinte e oito vereadores aprovaram a emenda à Lei Orgânica nesta segunda.
Proposta foi de Vicente André Gomes (PSB), presidente da Casa.

Do G1 PE
1 comentário
Em sessão plenária realizada na tarde desta segunda-feira (9), os vereadores do Recifeaprovaram por unanimidade o voto aberto para a cassação de mandatos. Os 28 vereadores presentes decidiram, em caráter definitivo, que os processos relativos à questão não terão votação secreta, ou seja, o vereador vai dizer publicamente como é que ele vota.

A emenda à Lei Orgânica foi proposta pelo vereador Vicente André Gomes (PSB) e já havia sido aprovada em primeira discussão, no ano passado. “Acho que esse é bom momento da Câmara, que está falando bem a linguagem da população. A sociedade não está aceitando mais casos como o que aconteceu na Câmara, em Brasília, quando Donadon [deputado Natan Donadon, sem partido, de Rondônia] teve o mandato mantido, mesmo estando na prisão, com voto secreto”, destacou.

De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara de Vereadores, agora o projeto segue para a promulgação da Comissão Executiva da Câmara e do presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB). De acordo com ele, o trâmite legal deve acontece em um prazo de três ou quatro dias.
Outros votos abertos
Também nesta segunda-feira a Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara do Recife deu parecer favorável à proposta de emenda à Lei Orgânica do vereador Jayme Asfora (PMDB), que determina voto aberto para a apreciação de vetos do Poder Executivo e eleição da mesa diretora, além de proibir sessões secretas.

A proposta agora depende do presidente da Casa para ser colocada em votação. Vicente André Gomes, em conversa com o G1, disse que a discussão deve entrar na pauta sem dificuldades. "Estamos com uma pauta limpa no momento. Mas a proposta ainda pode ter emendas de algum vereador, sendo preciso voltar para a comissão”, finalizou o presidente da Câmara do Recife.
tópicos:

Comentários