Bazar beneficente no Grande Recife é cancelado após tumulto e prisão

segundo o site http://g1.globo.com/pernambuco:

Segundo a Fundação Terra, que receberia os recursos, recomendação partiu da Polícia Militar. Ideia era vender produtos apreendidos pela Receita Federal, a partir desta sexta-feira (5), em Jaboatão dos Guararapes.Por G1 PE

Ação solidária, que aconteceria até o domingo (7), será realizada em outro momento. A data ainda não foi definida.
A Fundação Terra cancelou o bazar beneficente que venderia, a partir desta sexta-feira (5), produtos apreendidos pela Receita Federal em Pernambuco. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, a recomendação partiu da Polícia Militar, após uma confusão registrada na fila de entrada do espaço reservado para a ação solidária, em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A PM precisou agir, disparou tiros de bala de borracha e prendeu um homem. (Veja vídeo acima).
A iniciativa, que conteceria até o domingo (7), será realizada em outro momento. A data ainda não foi definida.
Por telefone, a assessoria de imprensa da Fundação Terra disse que a situação saiu do controle e, por isso, não foi possível oferecer segurança para quem estava comprando e para as pessoas na rua. A instituição lamentou o tumulto e afirmou que teve custos com energia, contratação de seguranças e aquisição de sistema de computador e máquinas de leitura de código de barras. Porém, frisou que preferiu deixar de arrecadar a colocar alguém em risco.
A primeira confusão ocorreu por volta das 9h desta sexta, quando um grupo de pequenos comerciantes se aglomerou na entrada do espaço reservado para o bazar. A Polícia Militar precisou ser acionada e disparou um tiro de bala de borracha para dispersar a multidão.
Ainda segundo a assessoria de comunicação da entidade, já havia uma extensa fila por volta das 7h. Pessoas que dormiram no local ou chegaram muito cedo. O bazar estava previsto para começar às 9h, mas só teve as portas abertas às 10h.
Um pouco antes da abertura do bazar, um grupo de pequenos comerciantes se negou a enfrentar a fila e se aglomerou na entrada. Para não prejudicar quem aguardava a vez para entrar, voluntários acionaram a polícia.
O homem que foi preso seguiu para a Delegacia de Jardim Piedade, na mesma cidade, segundo a PM. Mesmo com a chegada dos policiais, alguns desses comerciantes conseguiram burlar a fila e entraram no local. Um rapaz, inclusive, pulou o muro para entrar na área do bazar.

Bazar

Mais de 10 mil produtos apreendidos pela Receita Federal em Pernambuco estavam à venda, a partir desta sexta-feira. O bazar solidário era em prol da Fundação Terra, que realiza atividades com pessoas em situação de vulnerabilidade social no Sertão.
As vendas aconteceriam até o domingo (7), no Grande Recife, com produtos eletrônicos, peças de decoração, roupas de cama e vestuário, artigos de perfumaria e limpeza, além de utilidades domésticas, todos vendidos abaixo do preço de mercado.
O bazar acontecia na Rua Maestro Nelson Ferreira, número 527, em Piedade, das 9h às 18h. Toda a renda arrecadada com a venda dos produtos seria repassada para as ações da Fundação Terra, em Arcoverde, distante 250 quilômetros do Recife.
Perfumes importados, estojos de maquiagem e kits de hidratação para cabelos também estavam entre as possibilidades de compra. Havia ainda vários modelos de armações de óculos. (Veja vídeo abaixo)
Receita Federal realiza bazar, no Grande Recife, em prol da Fundação Terra
No Bazar da Fundação Terra, as mercadorias não podiam ser destinadas para empresas e as pessoas físicas deviam apresentar o número do CPF. Além disso, o valor comercializado não devia ultrapassar R$ 1.200 por cada participante. A data havia sido marcada para coincidir com a compra dos presentes para o Dia das Mães.
Para crianças e adolescentes, uma das atrações eram uniformes oficiais de clubes esportivos como Barcelona e Real Madrid. Jogos eletrônicos, videogames, controles remotos para consoles e para TVs também estavam na lista. Ainda estavam disponíveis tablets, celulares, aparelhos de streaming e baterias recarregáveis.
Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a fundação atende 2.224 pessoas com ações como assistência social, segurança alimentar, proteção de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, inserção produtiva e incentivo à escolarização e formação profissional de jovens e adultos. A instituição mantém escolas, creches, cursos profissionalizantes e abrigos de idosos, entre outras atividades.

Comentários