Surubim terá dois novos postos de saúde até o final do ano

A Prefeitura de Surubim através da Secretaria de Saúde, está construindo duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) nas comunidades de Furnas e Lério, na zona rural do município.
Os PSF’s (Postos de Saúde da Família) como são conhecidos, têm o mesmo modelo do que foi inaugurado em maio deste ano no Loteamento Baraúnas. Os prédios contam com mais de 20 ambientes, entres eles quatro consultórios, inclusive um odontológico, salas de vacinação, inalação, gerência, observação e de reunião, almoxarifado, farmácia, rouparia, copa, área de serviço e sanitários adaptados para pessoas com deficiência. Os locais de atendimento ao público serão climatizados. As UBS’s devem ser entregues à população até o final deste ano.
“A nossa intenção é inaugurar o PSF do Lério agora em outubro e o de Furnas em dezembro. As obras estão bem adiantadas”, afirma o prefeito Túlio Vieira.
As unidades vão melhorar os serviços de saúde para cerca de 1200 famílias, não só das localidades em que foram construídas, mas também das comunidades vizinhas. A do Sítio Lério vai beneficiar 700 famílias, incluindo os habitantes dos povoados de Lério de Cima, Tabu e Cazés. Já a de Furnas, atenderá 533 famílias do próprio local e das comunidades de Macacos, Cajá de Tatus e Bandinha.
“São duas UBS’s modernas, que receberão equipamentos novos e vão permitir que a Prefeitura implante mais um serviço para os moradores das localidades, o atendimento odontológico. Com essas inaugurações, a gestão municipal atinge uma meta importante: ter equipes de saúde bucal funcionando nos 20 postos do município”, explica o secretário de Saúde Izaldo Andrade.
Atualmente, o Programa de Saúde da Família funciona nas duas localidades em imóveis alugados. O antigo PSF do Lério, que apresentava problemas de estrutura foi demolido para a construção do novo prédio. Em Furnas, a Prefeitura adquiriu um terreno.  Somados, os investimentos chegam a R$ 960.099,94.  Os recursos são do Programa Requalifica UBS do Ministério da Saúde.  

Comentários