Projeto leva oficinas gratuitas de cultura popular para Tracunhaém (PE)


Confecção de adereços de maracatu e contação estão entre atividades.
Brincadeira de Terreiro acontece neste sábado (28) e domingo (29).

Do G1 PE
Mestre Barachinha ministra com outros mestres oficina de contação de história (Foto: Roberta Guimarães / Divulgação)Mestre Barachinha ministra com outros mestres oficina de contação de história (Foto: Roberta Guimarães / Divulgação)
O terreiro do Maracatu Águia Formosa, em Tracunhaém, na Zona da Mata Norte, vai sediar duas oficinas e um workshop com temas ligados a cultura popular da região neste sábado (28) e domingo (29). As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia.
A tradição do maracatu de baque solto é o foco das atividades do sábado, com a oficina 'Confecção de adereços de maracatu', em que os participantes aprendem a confeccionar golas e chapéus de caboclo de lança; a bordar vestidos de baianas, damas de passo e de rainha de maracatu. Buscando estimular a criatividade daqueles que fazem parte dessa cultura, a oficina é ministrada por folgazões do Maracatu Águia Formosa.
Músico e rabequeiro Maciel Salú (Foto: Divulgação/José Cleiton Carbonel)Maciel Salú também ministra oficina em Tracunhaém
(Foto: Divulgação/José Cleiton Carbonel)
O domingo (29) conta com a oficina "Contação de histórias e estímulo à leitura" com os mestres de maracatu Maciel Salú, Barachinha e Edmilson Honório, buscando estimular a oralidade como instrumento da cidadania cultural.
Também no domingo, acontece o workshop sobre "Produção cultural e preservação do patrimônio imaterial", que aborda temas como aspectos de financiamento, documentação, prestação de contas e planejamento de projetos culturais. A atividade será ministrada pelos produtores culturais Rute Pajeú e Danilo Carias, da Grão Comunicação e Cultura.
O terreiro sede do Maracatu Águia Formosa fica na Rua Marechal Castelo Branco, 200 - A, em Tracunhaém, por trás da Compesa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3038.7055.
Confira a programação:
Sábado (28)
9h-12h | 14h-17h - Oficina de confecção de adereços de Maracatu
Domingo (29)
14h-16h - Workshop sobre produção cultural e preservação do patrimônio imaterial
16h-19h - Oficina de Contação de histórias e estímulo à leitura com os mestres Maciel Salú, Barachinha e Edmilson Honório
tópicos:

Comentários