USA Japão acompanha com atenção denúncias de espionagem
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Fumio Kishida, disse hoje (2) que as recentes denúncias de espionagem por agências norte-americanas é um tema de forte interesse em todo o mundo.
Japão acompanha com atenção denúncias de espionagem
Reuters
INTERNACIONAL
PUB
Segundo informações veiculadas pela imprensa, o governo japonês também teria sido alvo de espionagem. Ontem (1º), o programa Fantástico, da TV Globo, apresentou denúncia de que a presidenta Dilma Rousseff e seus assessores diretos estariam sendo espionados pelo governo dos Estados Unidos.
"O Japão entende que deve acompanhar com atenção os debates sobre o tema e pretende participar das discussões", disseKishida.
Na manhã de hoje, Dilma convocou uma reunião com ministros para discutir a questão. Parlamentares se manifestaram sobre o assunto e informaram que o governo deverá estudar a possibilidade de levar o tema a instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU).
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Nelson Pellegrino (PT-BA), disse, por meio de assessoria, que deverá convidar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para prestar esclarecimentos sobre as recentes denúncias. Para Pellegrino, as denúncias são “gravíssimas”.
Hoje, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, também foi ao Itamaraty para prestar esclarecimentos sobre o assunto ao chanceler Luiz Alberto Figueiredo Machado.
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão reuniu-se com o chanceler Luiz Alberto Figueiredo Machado para examinar alguns temas da agenda bilateral e global, como a assistência à comunidade brasileira no Japão, o comércio e os investimentos, além de incentivos a ciência, tecnologia e inovação.

* Colaborou Renata Giraldi

Comentários