Saúde Médicos cubanos podem ganhar até 40 vezes mais
Os médicos oriundos de Cuba, que chegam ao Brasil em virtude do programa Mais Médicos, podem ganhar até 40 vezes mais do que recebem no seu país natal, noticia o Folha de São Paulo.
Médicos cubanos podem ganhar até 40 vezes mais
DR
NACIONAL
PUB
"Ana", uma médica cubana que deixará o país rumo ao Brasil no dia 10, indica que a mudança para terras de Vera Cruz valerá a pena, visto que receberá 40 vezes mais do que aquilo que aufere na sua nação natal.
A ganhar apenas R$ 62 mensais, a profissional de saúde 'arrisca-se' a contabilizar, ao fim do mês, uma soma de R$ 2.320.
"Por pior que seja o país, vale a pena. Sempre o salário vai ser maior do que aqui. E o que ganhamos vale muito aqui em Cuba. Além do mais, é uma coisa que não é fácil de entender. Nós somos formados desde pequenos com outra ideia de medicina, gostamos de servir", diz "Ana", segundo a Folha de São Paulo.
Consuelo, médica pediatra que tenta, de forma independente, se inscrever no programa Mais Médicos, também faz referência ao reduzido salário dos profissionais cubanos.
“Todos os cinco que trabalham comigo têm outros trabalhos. Um vende perfume, o outro é carpinteiro, outra aluga equipamento de som e outro é taxista. Eu, que estudei para ter meu dinheiro e ser independente, vivo do meu marido, que tem curso técnico”, confessa.
O Mais Médicos se trata de um programa lançado pela presidente Dilma Rousseff para suprir a carência de médicos no interior e nas grandes cidades da periferia.

Comentários