Pronatec oferece mais de 7 mil vagas em cursos gratuitos em PE

Vagas em capacitação estão disponíveis em todos os nove campi do IFPE.
Aulas estão previstas para começar no dia 15 de abril.

Do G1 PE
20 comentários
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) disponibiliza 7.714 vagas em diversos cursos de capacitação em todo o estado, totalizando 251 turmas e 215 cursos gratuitos. Podem se inscrever todas as pessoas desempregadas ou com renda familiar inferior a três salários mínimos, povos indígenas, comunidades quilombolas, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas sócioeducativas, pessoas com deficiência, estudantes de ensino médio das escolas públicas, incluido a Educação de Jovens e Adultos, praças do Exército e Aeronáutica, atiradores de tiro de guerra, entre outros.
Cada unidade do IFPE conta com uma grade de cursos diferentes porque tudo foi montado de acordo com a vocação de cada região. "A maior força é a parte industrial e de gestão ambiental, no Recife, e agrícola, nos campos do estado", conta a coordenadora geral do Programa no IFPE, Maria José Melo. Os cursos serão oferecidos nos nove campi da institução, em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.
Para realizar a inscrição, o candidato deve entrar no site do Pronatec e  fazer o pré-cadastramento. "Lá, você vai poder escolher o estado, o município onde quer o curso, sua escolaridade. Daí, vai sair todo a lista de cursos oferecidos e ainda com vagas disponíveis", explica Maria José.
A coordenadora detalha, ainda, que o aluno deve se dirigir ao campus específico após realizar a inscrição online para se matricular efetivamente. Caso não sejam preenchidas até o início do curso, as vagas continuarão em aberto para remanejamento. "Vamos tentar deixar as inscrições abertas até 15% do início das aulas. Como são cursos de capacitação, a carga horária não é muito grande, então não podemos deixar abertos até mais do que isso para o aluno não perder a qualidade dos cursos", diz Maria José.
As aulas estão previstas para começar no próximo dia 15 de abril.

Comentários