Projeto faz mutirão de limpeza em praias do Litoral Norte da Paraíba

A coleta marca o dia Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.
Ação será em Barra de Mamanguape, Lagoa de Praia e Praia de Campina.

Do G1 PB
Comente agora
Projeto 'Viva o Peixe-Boi Marinho' realiza ação em Barra de Mamanguape (Foto: Divulgação/Luciano Candisani)Ação quer proteger o ambiente em que o Peixe-Boi
Marinho vive em Barra de Mamanguape
(Foto: Divulgação/Luciano Candisani)
Os moradores de três praias do litoral norte da Paraíba vão participar de um mutirão de limpeza neste sábado (21), a partir das 7h. A ação marca o dia Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias e acontece nas praias Barra de Mamanguape, Lagoa de Praia e Praia de Campina.
O objetivo é conscientizar as comunidades locais sobre a questão do lixo que afeta o meio ambiente, a qualidade de vida e a saúde dos peixes-bois marinhos e de todas as pessoas que habitam a Barra do Rio Mamanguape, considerada Área de Proteção Ambiental.
A programação, coordenada pelo Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, vai contar com a participação dos alunos da Oficina de Agentes Ambientais do Projeto, que vão coletar os resíduos sólidos. Durante a mobilização, o lixo coletado passará por uma seleção e o material reciclável será separado e transportado por um voluntário para o local de recolhimento na cidade de Rio Tinto.
O dia também inclui exposição de objetos e utensílios produzidos pelos alunos da Oficina a partir da reciclagem de materiais descartáveis e a cerimônia de conclusão da formação com a entrega dos certificados e apresentação de eco projetos que estão sendo desenvolvidos pelos alunos; exibição de vídeos ecológicos com o Cine Peixe-Boi e o encerramento com a performance do grupo teatral Mamulengo Sem Fronteiras, de Brasília (DF).
Confira a programação completa das atividades:
7h - Concentração na praia de Campina para distribuição de sacos de lixo e luvas e para orientações sobre a coleta.
7h30 – Saída do grupo da praia de Campina em direção ao Portinho, na Barra de Mamanguape (próximo ao estuário)
10h às 11h – Encontro dos participantes em frente à Igrejinha da Barra de Mamanguape, onde o lixo coletado será separado para seleção de materiaisrecicláveis e o restante dos resíduos será recolhido pelo caminhão.
11h30 – Lanche coletivo na FMA - Unidade Barra de Mamanguape. Os lanches serão oferecidos pelos comerciantes locais.
14h – Cine Peixe-Boi – Exibição de vídeos ecológicos na Colônia dos Pescadores Z-13 Antônio de Brito.
15h – Apresentação dos pequenos eco projetos que estão sendo desenvolvidos pelos alunos da Oficina de Agentes Ambientais do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho. Na oportunidade, serão entregues os certificados de conclusão da oficina aos agentes ambientais formados.
16h – Encerramento da programação com a apresentação do grupo Mamulengo Sem Fronteiras, de Brasília (DF), em frente à igreja da vila da Barra de Mamanguape.
tópicos:

Comentários