No vestibular 2013 do IFPE, cursos técnicos são os mais concorridos

Edificações e Segurança do Trabalho são as opções mais procuradas.
Número de inscritos aumentou 38,3% em relação a 2011 - são 50.882.

Do G1 PE
IFPE campus Recife conta cursos tecnológicos e ensino à distância (Foto: Luna Markman/ G1)IFPE campus Recife conta cursos tecnológicos e ensino à
distância (Foto: Luna Markman/ G1)
Edificações é o mais concorrido entre os cursos técnicos subsequentes do vestibular 2013 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), segundo números divulgados nesta quarta-feira (28). A concorrência é de 36,27 candidatos por vaga – no ano passado eram 28,33 por vaga. O aumento da procura se aplica, na verdade, a todos os cursos técnicos subsequentes – aqueles profissionalizantes voltados para quem terminou o ensino médio, formados apenas pela parte prática, com duração média de dois anos. Houve um crescimento de 37,49% no interesse por esse tipo de curso em relação a 2011.

Confira a tabela completa de concorrência aqui.

“O jovem que concluiu o ensino médio poderia tentar um curso superior, mas ele está interessado nessa demanda gigante que tem em Pernambuco. Tem um quantitativo grande de profissionais vindo de outros estados para ocupar essas vagas e o jovem pernambucano está visando atender essa oportunidade de emprego gerado”, analisa Rinaldo Malaquias, presidente da comissão do vestibular do IFPE. Ainda entre os técnicos subsequentes, o segundo curso mais procurado foi Segurança do Trabalho, no Campus Recife, com 1.341 candidatos disputando 44 vagas (30,48).

O crescimento na procura ocorreu mesmo com a ampliação do número de vagas no Vestibular 2013. “Estamos com 50.882 candidatos inscritos [disputando as 6.872 vagas], é um numero bem expressivo. No ano passado eram aproximadamente 36.790”, afirma Rinaldo. O aumento é de 38,3%. De acordo com ele, a tendência natural é aumentar as vagas a cada ano, já que o IFPE está em processo de expansão, tanto do número de campi quanto dos cursos. Até 2014 a previsão é de que sete novas unidades sejam inauguradas, sendo uma no interior, em Palmares, na Zona da Mata Sul, e seis na Região Metropolitana do Recife, nos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão.

Atualmente o IFPE tem nove campi espalhados pelo Estado: Recife, Ipojuca, Vitória de Santo Antão, Barreiros, Caruaru, Belo Jardim, Garanhuns, Pesqueira e Afogados da Ingazeira. As provas do Vestibular 2013 serão aplicadas no dia 16 de dezembro.

Ranking geral
Na lista geral de cursos da instituição, o mais procurado é o curso técnico de Segurança do Trabalho integrado ao ensino médio, no campus Recife, com 39,02 candidatos por vaga. Em seguida vem Edificações, com 36,93 e Mecânica, com 25.

Todos os cursos superiores mais procurados ficam no campus Recife. O campeão foi o de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com 32,64. Em segundo lugar, Gestão Ambiental, com 31,36; e em terceiro, Gestão de Turismo, com 17,81.

Nos campi do IFPE espalhados pelo estado, a procura dos cursos técnicos também foi maior do que a dos superiores. Em Caruaru, por exemplo, o curso de Segurança do Trabalho, na modalidade Subsequente, foi a mais concorrida, com 24,09 candidatos por vaga – concorrência maior do que o bacharelado em Engenharia Mecânica (20,16), segundo curso mais concorrido do campus.

Para ler mais notícias do G1 Pernambuco, clique em g1.globo.com/pernambuco. Siga também o G1 Pernambuco no Twitter e por RSS.

Comentários