MPF de SP pede suspensão de concursos da PF para 600 vagas

04/09/2013 15h41 - Atualizado em 04/09/2013 16h54


Para MPF, organizadora atribuiu pontos para candidato que errou questão.
Edital prevê que pergunta anulada resulta em pontuação para todos.

Do G1, em São Paulo
O Ministério Público Federal em São Paulo ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para que os editais dos concursos públicos para 600 vagas para os cargos de escrivão, perito criminal e delegado da Polícia Federal sejam suspensos até a retificação dos editais e reclassificação dos candidatos nas provas objetivas.
Procurado pelo G1, o Cespe/UnB informou que ainda não foi notificado e que só se manifestará após a notificação.
Os editais preveem que as questões que tiveram alteração no gabarito seriam anuladas, e todos os candidatos ganhariam os pontos, mesmo aqueles que erraram a resposta correta e a divulgada originalmente. Mas, para a procuradora da República Stella Fátima Scampini, autora da ação, a previsão afronta a isonomia, por atribuir pontos para candidatos que erraram as questões.
Ao todo, 40 questões foram anuladas por erro material na divulgação do gabarito preliminar, ainda que tivessem uma única resposta correta.
Na ação, o MPF pede que a Justiça determine de imediato, em caráter liminar, a suspensão dos concursos até que os editais sejam modificados, com a atribuição dos pontos de acordo com o gabarito retificado, o que resultará na reclassificação dos candidatos. Os exames de aptidão física para todos os cargos estão previstos para os dias 14 e 15 de setembro.
O Ministério Público Federal requereu, ainda, que as decisões sejam válidas para todo o país.
Recurso do MPF mostra as diferenças na pontuação com a anulação de uma questão (Foto: Reprodução)Recurso do MPF mostra as diferenças na pontuação com a anulação de uma questão (Foto: Reprodução)
Concurso
O concurso da Polícia Federal ofereceu 600 vagas, sendo 100 para perito criminal federal, 150 para delegado e 350 para escrivão. Os salários vão de R$ 7.514,33 (escrivão) a R$ 14.037,11 (delegado e perito).
Para delegado foram 46.633 inscritos para 150 vagas (310,89 candidatos/vaga). Para escrivão foram 83.619 inscritos para 350 vagas (238,91 por vaga). Para perito foram 35.800 candidatos para 100 vagas (358,00 inscritos por vaga). O total de candidatos nos concursos foi de 166.052.
As vagas são para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima e em unidades de fronteira.
Nos editais está prevista a reserva de 5% das vagas (18 para escrivão, 8 para delegado e 8 para perito) para candidatos com deficiência, atendendo à determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Mudança no teste físico
A PF modificou a aplicação do teste físico para as mulheres, em cumprimento à decisão proferida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Agora, as candidatas ficarão dependuradas na barra com pegada livre, mantendo os braços flexionados e o queixo acima da parte superior, sem necessidade de fazer flexões.

O avaliador da prova iniciará a cronometragem do tempo e irá cessar a contagem no instante em que a candidata  descontinuar a sustentação ou atingir o tempo máximo da tabela de pontuação. Serão concedidas duas tentativas ao candidato do sexo feminino. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda tentativa será de no mínimo 5 minutos. Será considerada a melhor marca obtida pela candidata entre as duas tentativas.
Outras etapas
No caso do escrivão, a prova prática de digitação terá a duração de 10 minutos e consistirá de digitação de um texto predefinido de aproximadamente 2 mil caracteres. As datas previstas são 16 e 17 de novembro.
Para perito e delegado, para a avaliação de títulos, o período de entrega da documentação está prevista para os dias 18 e 19 de dezembro.
No caso do delegado, a prova oral será nos dias 27 e 28 de outubro.
O exame médico para todos os cargos está previsto para o dia 20 de outubro. Já a avaliação psicológica será no dia 10 de novembro.
O candidato será submetido à investigação social e/ou funcional, de caráter unicamente eliminatório, no decorrer de todo o concurso público, desde a inscrição até o ato de nomeação. A critério da administração, poderá ser avaliado também em exame antidrogas no decorrer de todo o concurso público, além da entrega do exame laboratorial.
Poderão haver ainda avaliações médica e psicológica complementares, de caráter eliminatório, durante o curso de formação profissional.
O curso de formação profissional será realizado na Academia Nacional de Polícia, em Brasília, em regime de internato, exigindo-se do aluno tempo integral com frequência obrigatória e dedicação exclusiva, no período provável de 3 de fevereiro a 20 de junho de 2014, das 7h30 de segunda-feira às 18h de sábado.
O concurso terá como prazo de validade 30 dias, prorrogáveis uma única vez por igual período, contados a partir da data de publicação da portaria de homologação do resultado final do Curso de Formação Profissional.

Comentários