Garanhuns se prepara para receber corpo de Dominguinhos

Translado está previsto para acontecer no dia 26 deste mês. 
Cemitério escolhido para abrigar o corpo do músico foi o São Miguel.

Do G1 Caruaru
Comente agora
A cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, está se preparando para receber os restos mortais do músico Dominguinhos ainda este mês. A prefeitura e os artistas da cidade estão se preparando para homenagear o artista. Na terra onde o mestre sanfoneiro começou a carreira, o sentimento dos garanhuenses é mesmo de saudade.
Quando o cantor morreu, a família de Dominguinhos decidiu sepultá-lo no Cemitério Morada da Paz, na Região Metropolitana do Recife. Mas, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)  atendendo a um pedido do filho do músico, Mauro José Silva de Moraes, autorizou a transferência do corpo do cantor para Garanhuns, cidade natal do artista. A sentença saiu no dia 29 de agosto.
Desde então, a prefeitura de Garanhuns tenta trazer o corpo do músico para ser sepultado na cidade. "Desde o dia em soubemos da morte do artista a prefeitura se dispôs a enterrá-lo aqui. Todos sabiam do desejo de Dominguinhos de ser enterrado em Garanhuns', disse a secretária de Cultura, Cirlene Leite.
Pedreiros estão correndo contra o tempo para terminar a obra.  (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)Pedreiros estão correndo contra o tempo para
terminar a obra. (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
O cemitério escolhido pela prefeitura para abrigar o corpo de Dominguinhos foi o São Miguel, um dos mais antigos do município. O espaço está recebendo cuidados para ficar à altura do mestre que levou o nome da cidade por onde andou.
O espaço resevado para receber os restos mortais de Dominguinhos fica próximo à entrada do cemitério. A lápide está sendo construída e os pedreiros estão correndo contra o tempo. A prefeitura solicitou que os serviços sejam concluídos antes do dia 26 deste mês. É nesta data que a prefeitura espera que ocorra o traslado.
Mestre imortalizado
Quem também está se apressando para deixar pronta a homenagem ao músico é o mestre José Veríssimo. Ele fez o molde da imagem de Dominguinhos para servir de orientação enquanto ele faz a estátua do músico. A estrutura de argila ainda vai passar por um forno e receber um reforço interno com concreto e ferragem para se tornar mais resistente.
Imagem deverá ser colocada na Praça Guadalajara. (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)Imagem deverá ser colocada na Praça Guadalajara.
(Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
A imagem deverá ser colocada na Praça Guadalajara, que de acordo com a prefeitura passará a se chamar Mestre Dominguinhos. O artesão está na maior expectativa para ter o trabalho colocado em praça pública. "Espero que seja um grande sucesso. Sei que vai vir muita gente de fora para ver essa peça. Ela é muito importante para mim e para a cidade", afirma Veríssimo.
Os músicos também preparam uma homenagem ao mestre da sanfona. O cantor Mourinha do Forró compôs uma música e espera cantar 'Saudades de Dominguinhos'no dia 26. "Ele é muito importante para o forró. Era um grande gênio, com toda aquela humildade peculiar a ele. Então, a gente tá muito satisfeito", disse Mourinha.

Comentários