E normal não gostar de sexo?

É normal não gostar de sexo?

É normal não gostar de sexo?
Falar de sexo pode ser um tabu, mas falar que não se gosta de sexo pode ser um tabu maior ainda. E, sem medo, respondo já a pergunta do título: é normal. Nem todo mundo gosta de sexo, assim como nem todo mundo gosta de chocolate. Por mais gostoso que isso pareça para você.
Pode parecer que essa é mais uma modinha, mas não é. A falta de desejo sexual acontece desde que o mundo é mundo e não tem nada a ver com doença ou deficiência hormonal. Você nasce assim. As pessoas simplesmente não querem fazer sexo.
Em 2004, o psicólogo canadense Anthony Bogaert chegou a conclusão de que 44% das pessoas que não tinham interesse em sexo estavam casadas, viviam com parceiros ou já haviam passado por uma das opções. O que prova que uma coisa não exclui a outra.
O estudo, feito com 18 mil britânicos, mostra que até 1,1% dos adultos podem ser assexuados ou não ter atração sexual duradoura. Isso significa que você pode passar por fases. Hoje quer transar e amanhã não tem o mínimo interesse. Essas fases podem ir e voltar sempre, com a intensidade e a duração que quiserem.
E nada disso deveria ser um problema. Respeitar a própria sexualidade é o básico para ser feliz não só sexualmente, mas com você mesmo. Entendendo e respeitando quem se é de verdade, sem precisar agradar ninguém fingindo.
No Brasil, também em 2004, o Projeto Sexualidade, desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP), entrevistou mais de sete mil pessoas e descobriu que 7,7% das mulheres e 2,5%  dos homens não fazem sexo e não sentem falta dele.
Sim, aqui mesmo, no país da liberdade sexual – ok, a gente sabe que esse rótulo vendido no exterior é uma grande mentira -, as pessoas não sentem vontade de praticar. E está tudo bem.
É claro que é difícil explicar para o namorado que você prefere jogar videogame, sair com os amigos ou limpar a casa do que fazer sexo, mas não há outra opção senão explicar. Essa questão é ainda mais complicada para os homens. Nossa sociedade acha que homens precisam estar o tempo todo a disposição, com o pênis quase ereto e nunca dizer não. Bom, tudo mentira. Homens, assim como mulheres, não precisam ter desejo sexual o tempo inteiro e dizer não é um direito.
Um detalhe importante é notar se não há fatores externos atrapalhando seu desejo. Não dá para confundir assexualidade com doença. Se você sente que o desejo sumiu por causa de stress, problemas no relacionamento, por não querer encarar disfunções sexuais comprovadas ou só não sente desejo por aquela pessoa em especial, o melhor é procurar um médico.
Não gostar de sexo é normal. Gostar de sexo é normal. Gostar de sexo com pessoas do mesmo gênero é normal. Gostar de sexo com pessoas de gênero diferente é normal. Gostar de fetiches é normal – desde que esse fetiche seja sempre consensual e não fira sua integridade ou do outro. Realizar suas fantasias é normal.
Em um mundo com menos julgamento comportamental, seríamos todos muito mais felizes.

Comentários