Confira os detalhes da programação para o desfile de 7 de setembro

Publicação: 02/09/2013 16:58 Atualização: 03/09/2013 00:44

No próximo sábado, dia 7 de Setembro, o governo de Pernambuco e as Forças Armadas comemoram o 191º aniversário da Independência do Brasil, com o tradicional desfile cívico-militar no Recife. A novidade deste ano é a alteração do endereço, o desfile será realizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira (direção Sul-Norte), com concentração no Viaduto Tancredo Neves em direção ao Largo da Paz, bairro de Afogados. A alteração do percurso acontece por solicitação da Prefeitura da Cidade do Recife, em virtude das obras de infraestrutura em andamento na Avenida Cruz Cabugá.

Parada militar muda de endereço este ano e vai ser realizada na Avenida Mascarenhas de Morais (Roberto Ramos/DP/D.A Press)O palanque principal das autoridades será instalado em frente ao Ginásio de Esportes Geraldo de Magalhães Melo - “Geraldão” e a solenidade deverá começar pontualmente às 8h, com a revista da tropa pelo governador Eduardo Campos acompanhado do Comandante Militar do Nordeste, general de Exército Odilson Sampaio Benzi, e do comandante do Destacamento Militar, general de Brigada Antônio Carlos de Souza.

Após a revista, o desfile cívico terá início com 5 mil estudantes do ensino fundamental e médio das redes pública e particular de ensino. Além das escolas, fazem parte do destacamento entidades e instituições civis. Após a passagem dos escolares, ocorre a abertura do desfile militar, a partir das 10h, quando o comandante do Destacamento Militar, acompanhado de representantes de cada uma das Forças e corporações que participarão do evento (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar de Pernambuco, Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e Polícia Rodoviária Federal)
, realizará a apresentação da tropa.

O primeiro grupamento a desfilar será composto por militares da ativa que já integraram Forças de Paz sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU). O segundo grupamento a desfilar será composto pelas bandeiras históricas, conduzidas por alunos do Colégio Militar do Recife e do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco. 

O terceiro grupamento será composto pelas seguintes Associações: dos Veteranos da FEB, dos Ex-Integrantes do Batalhão Suez, dos Oficiais da Reserva e dos Veteranos Paraquedistas, além da Maçonaria, com cerca de 180 participantes. O quarto grupamento será o da Marinha do Brasil, constituído por cerca de 300 (trezentos) militares.

O Exército Brasileiro será o quinto grupamento a desfilar, constituído por cerca de 1500 (mil e quinhentos) militares das diversas tropas que integram o Comando Militar do Nordeste. O sexto grupamento a desfilar será o da Força Aérea Brasileira, constituído por cerca de 700 (setecentos) militares. A seguir, o contingente da Polícia Militar de Pernambuco e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

Após a passagem das tropas a pé, terá início o desfile motorizado, quando participarão, com suas respectivas viaturas operacionais, o Exército Brasileiro, a Polícia Militar de Pernambuco, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil, o Sistema Penitenciário, o Serviço de Assistência Médica de Urgência (SAMU) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Ao todo, cerca de 160 viaturas e 50 motocicletas serão empregadas no desfile.

O desfile militar será encerrado pela tropa a cavalo do Regimento Dias Cardoso, da Polícia Militar de Pernambuco. A previsão de público para assistir ao desfile cívico-militar é de 10 mil pessoas. Serão disponibilizados 09 (nove) postos de atendimento médico, ao longo do trajeto, além de 11 (onze) ambulâncias e 30 (trinta) profissionais de saúde.

Comentários