Cisternas são instaladas no Agreste e no Sertão de Pernambuco

Surubim está entre os municípios beneficiados pelo programa.
Governo afirma que 39 mil famílias do estado receberão os equipamentos.

Do G1 Caruaru
Mais de 1.200 casas já estão contando com o reservatório. (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)Mais de 1.200 casas já estão contando com o
reservatório. (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
Os moradores de áreas rurais do Agreste e do Sertão do estado, estão recebendo um auxílio para enfrentar os períodos de estiagem. O governo federal está implantando cisternas para captar água da chuva.Surubim, no Agreste, é um dos municípios beneficiados. Mais de 1.200 casas já estão contando com o reservatório e outras 1.395 ainda serão implantadas no município.
Durante a seca, para conseguir colocar água em casa o aposentado José Cândido Barbosa tinha que fazer um grande esforço. “Muitas vezes a gente amanhecia o dia dentro dos buracos pra arrumar um baldinho d'água”, revela.
Segundo o engenheiro Amauri Ramos, os equipamentos são fabricados com polietileno e a capacidade de armazenamento das cisternas é de 16 mil litros de água, o suficiente para manter uma casa com sete pessoas, por até nove meses.
Em Pernambuco 39 mil famílias da zona rural estão sendo beneficiadas com a instalação das cisternas. A estimativa de duração deste material é de 20 anos. A água da chuva é captada por uma calha instalada no telhado das casas e pode ser utilizada para cozinhar ou beber. Para isso passa apenas por um tratamento feito pelo próprio morador. “Normalmente é com água sanitária, que usada em proporção adequada, deixa a água de excelente qualidade para o consumo humano”.
Vantagem para seu José Cândido, que agora tem água à disposição em casa com muito mais facilidade. “Esta cisterna veio no momento certo, numa hora abençoada” diz o aposentado.
tópicos:

Comentários