Após protestos de 7/9, 20 pessoas continuam presas em 3 capitais

Em Belo Horizonte, 15 continuam detidos; em SP, são quatro e no RJ, um.
No restante das capitais os detidos já foram liberados.

Do G1, em São Paulo
11 comentários
Após confrontos realizados durante protestos em 11 capitais brasileiras no sábado (7), Dia da Independência, terem registrado ao menos 525 manifestantes detidos, 20 pessoas continuam presas, segundo apurou o G1 até o fim da tarde deste domingo (8). Destes, 15 foram presos em Belo Horizonte, quatro em São Paulo e um no Rio de Janeiro. Em São Paulo, ao menos outras três pessoas que estavam presas mais cedo neste domingo foram liberadas durante a tarde.
As manifestações do dia 7 de Setembro reuniram 17 mil pessoas em todo o país, segundo estimativas (veja gráfico). Em 20 de junho, auge dos protestos no Brasil, mais de 1 milhão de pessoas foram às ruas em todo o país.
Apesar de desfiles cívicos terem ocorrido de forma pacífica na maior parte do país, houve confrontos em Salvador, Fortaleza, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Belém, Recife, Rio de Janeiro, Natal, Porto Alegre e São Paulo.

Manifestantes, parte deles encapuzados, depredaram prédios, ônibus, queimaram bandeiras e apedrejaram policiais. A polícia também usou gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral. Em alguns locais, como Porto Alegre e Recife, moradores afirmaram ter visto policiais sem identificação.

Minas Gerais
Os protestos registrados no sábado em Belo Horizonte tiveram 56 pessoas detidas pela polícia - 11 eram adolescentes - e ao todo 15 continuam presas neste domingo (8). Elas são suspeitas de desacato e crime contra o patrimônio.

São Paulo
Na cidade de São Paulo foram 46 detidos nas manifestações e quatro ainda continuam presos neste domingo, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Dois deles já devem ser soltos na segunda-feira (9) após pagamento de fiança. Ao menos três pessoas que ainda estavam presas neste domingo foram liberadas ao longo do dia. Durante os protestos, parte dos manifestantes entraram em confronto com a Polícia Militar, o que resultou em pelo menos cinco feridos.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, 77 pessoas foram detidas até a noite de sábado, segundo informações da Polícia Militar. Destas, 16 foram autuadas e liberadas e uma continua presa por posse ilegal de arma. Os confrontos durante as manifestações de sábado deixaram 14 feridos no centro da cidade e em Laranjeiras, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.Assista ao vídeo.

Bahia
Os confrontos durante a manifestação em Salvador no sábado resultou em 45 pessoas detidas, entre elas, oito adolescentes. Todos os 37 adultos e os jovens acompanhados pelos pais já foram liberados.
Ceará
A polícia deteve oito pessoas suspeitas de vandalismo em Fortaleza durante a manifestação no Dia da Independência. Todos já foram liberados após prestarem depoimento. Pelo menos seis estabelecimentos foram depredados e diversos monumentos foram pichados. Outras 30 pessoas foram levadas a delegacias para serem identificadas por se negarem a retirar máscaras ou objetos que escondiam o rosto.
Distrito Federal
Em Brasília, foram detidas 50 pessoas durante confrontos com a polícia no sábado. Todas já foram liberadas, de acordo com a Secretaria de Segurança do Governo do Distrito Federal. Assista ao vídeo ao lado.

Espírito Santo
A polícia não informou até às 13h de sábado quantos manifestantes continuaram detidos em Vitória.
Paraná
Curitiba teve 27 presos durante as manifestações realizadas no sábado e, de acordo com a polícia, todos já foram liberados. Entre eles, oito eram menores de idade. Eles vão responder por desacato e porte de arma branca.
Pernambuco
Em Recife, todos os detidos foram soltos até às 2h da manhã deste domingo, de acordo com a polícia.
Rio Grande do Sul
Em Porto Alegre, das quatro pessoas que foram presas durante confrontos com a polícia durante as manifestações de sábado, todas foram liberadas pela polícia após assinarem um termo circunstanciado. Não há mais presos por conta dos protestos.
Rio Grande do Norte
Os dois homens presos em Natal durante as manifestações, suspeitos de dano ao patrimônio público e privado, foram liberados após assinarem um termo circunstanciado. Não há presos por conta dos protestos no estado. Em Natal, não houve registro de depredação de monumentos públicos ou pessoas feridas.

Comentários