06/09/2013 17h46 - Atualizado em 06/09/2013 19h33 Estudantes que passaram mal receberam suco vencido, diz polícia

Mais de 40 alunos de escola receberam atendimento em hospitais. 
Secretaria diz que alunos 'passam bem' e está apurando o caso.

Do G1 São Paulo
21 comentários
Mais de 40 estudantes foram hospitalizados nesta sexta-feira (6) depois de receber a merenda na Escola Estadual Vargem Grande II, em Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo. Na hora do intervalo, os alunos foram para o refeitório e receberam a refeição, junto com um suco de caixinha com a data de validade vencida, informou o Globo Notícia.
Segundo a Polícia Militar, uma funcionária pegou por engano o lote vencido e deu aos alunos. As crianças foram socorridas com sintomas de intoxicação alimentar.
A Secretaria Estadual da Educação informou que vai apurar a conduta dos funcionários da escola e da empresa responsável pela distribuição da merenda.

"Caso sejam constatadas irregularidades, todas as medidas cabíveis serão tomadas, entre elas até a suspensão do contrato", diz a secretaria. A pasta informa ainda que ao menos 16 crianças foram levadas para hospitais da região e que "passam bem".
Equipes da Polícia Militar e os bombeiros foram chamados para socorrer as crianças. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 33 crianças com sintomas de dor abdominal e vômito foram levadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a hospitais de Parelheiros, Balneário São José, Jabaquara, Grajaú e Pedreira.
Outras 11 crianças também foram levadas por familiares ou responsáveis à unidade hospitalar de Parelheiros. Todos os jovens foram atendidos, medicados e apresentavam quadro estável no fim de tarde desta sexta. Os pacientes levados ao hospital do Jabaquara eram os únicos atendidos na rede municipal de saúde que permaneciam em observação.
Em nota, a Secretaria da Educação havia informado que "a direção da Escola Estadual Vargem Grande II acionou o Samu por precaução após alguns alunos apresentarem mal-estar".

Íntegra da nota
Confira abaixo o posicionamento completo da secretaria:

"A Secretaria da Educação do Estado informa que imediatamente após alguns alunos apresentarem mal-estar na manhã desta sexta-feira, dia 6, a direção da Escola Estadual Vargem Grande II acionou o Samu. Por precaução, os estudantes foram encaminhados a postos de atendimento médico. Profissionais da escola fazem o acompanhamento dos jovens, que passam bem e já foram liberados dos hospitais. A vigilância sanitária foi acionada e a Secretaria abriu processo administrativo para apurar a conduta dos funcionários da escola e da empresa responsável pela distribuição da merenda. Caso sejam constatadas irregularidades, todas as medidas cabíveis serão tomadas, entre elas até a suspensão do contrato."

Comentários